segunda-feira, 17 de novembro de 2014

As Propagandas Épicas da Volvo Trucks

Apresentar um novo caminhão ao mercado pode não parecer trabalho muito inovador, mas no que depender da Volvo Trucks, divisão de comerciais pesados do Grupo Volvo, esta atividade deixará de seguir parâmetros da propaganda tradicional – na verdade, para a empresa, já deixou. A partir de um novo plano de comunicação global, denominado 2020, a companhia resolveu fazer de uma forma diferente a maneira de lançar seus produtos e, para isso, contratou a agência Forsman & Bodenfors.

“Em 2010, quando a Volvo nos propôs fazer diferente, nós dissemos ‘não’, a princípio”, conta Olle Victorin, sócio e diretor da agência, que está no Brasil para conhecer a operação local da montadora. “Em um segundo contato, entendemos que a proposta era não fazer uma propaganda tradicional. Eles nos convenceram quando disseram: ‘Nossos caminhões são tão fantásticos que queríamos mostrá-los de uma maneira fantástica também’”, lembra Victorin.

O executivo relata que sua equipe precisou estudar para conhecer o produto e seu cliente, até então desconhecidos pelos profissionais. “A essa altura, percebemos que a Volvo, como uma marca nobre, tinha vários tipos de clientes alvo, além dos vários influenciadores destes públicos. A ideia era então fazer com que a mensagem – um lançamento global - atingisse a todos de uma maneira bastante relevante”, comentou.

Dessa parceria, nasceu uma série de vídeos para veiculação na internet, aproveitando o ápice das redes sociais e da comunicação viral. Você leitor deve ter visto – ou ouvido falar – de alguns deles: a bailarina que atravessa uma corda bamba entre dois caminhões, um hamster que dirigiu um caminhão pesado para mineração, um executivo em cima de um caminhão pendurado em um guindaste ou mesmo o mais recente, de um ator de Hollywood que abriu espacate em cima do espelho retrovisor de dois caminhões em movimento.

“Aproveitamos ainda a presença dos representantes da Forsman & Bodenfors para debater ideias focadas no mercado brasileiro”, revela Daniel Mello, gerente de marketing da Volvo Trucks no Brasil.

O diretor da agência ressalta que o País teve um papel importante na disseminação dos vídeos da Volvo: “O Brasil é o terceiro país em número de acessos do vídeo estrelado pelo ator Jean-Claude Van Damme, que teve mais de 76 milhões de visualizações em todo o mundo”.

O resultado com os vídeos mostra um alcance muito positivo para a marca. Pesquisa da agência mostra que após os virais foram gerados mais de 20 mil materiais editoriais em todo o mundo. “Dizer que vendemos caminhões com isso é muito relativo e difícil de mensurar. O que constatamos é que houve um aumento de 46% de pessoas interessadas na marca e outros 50% de crescimento do acesso de pessoas que pesquisaram com mais profundidade as características dos produtos Volvo em seu site”, disse Victorin. “O próprio Van Damme verificou que em sua página no Facebook o número de fãs aumentou de 14 mil para 1 milhão após o vídeo da Volvo.” 












Informações: Automotive Business
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