sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Por que a carreta com 3 eixos espaçados a mais de 2,40m é chamada de Vanderleia?

Esse tipo de carreta já existe desde a década de 70.

Na época em que foi criada, essa carreta não apresentava estabilidade adequada dos eixos, o que fazia o primeiro eixo da carreta ficar "dançando" fora do alinhamento normal.

Outra caracteristica dessa carreta é ter os eixos espaçados/distanciados um dos outros, lembrando alguém dançar com as pernas abertas.

Por ter essas características, o dito popular comparava com uma cantora famosa dessa época: Vanderleia (lógico que ambas são conotações machistas, ridículas e injustas em relação a cantora).

Vanderleia foi uma das principais personagem da Jovem Guarda, a qual tinha Roberto Carlos como um dos lideres.


História
Tudo começou em 1978, quando, no governo Geisel, foi baixado o Decreto 82.925, que permitia ao PBTC(Cálculo do Peso Bruto Total Combinado) subir a 45 toneladas, mas sem alterar os limites por eixo. A configuração articulada mais comum na época rodava sob cinco eixos e tinha o teto legal de 40,5 t de PBTC.

A solução encontrada foi o cavalo-mecânico identificado por LS (6×2), capaz de totalizar 47,5 t pela soma aritmética, aproveitando melhor as 45 t legais.

Mas o ideal - visto por outros - seria não ter de trucar o cavalo. Só adequar o implemento.

A Randon, empresa que reúne fabricantes de auto peças, implementos rodoviários e veículos, se aventurou nessa trilha em 1982 com um projeto de 12,37 metros de comprimento com três eixos de 2,40 metros entre si. Pesava 8,450 kg com sua carroceria aberta. 

ENCURTAMENTO − Hoje não lhe faltam suportes, como o da Volvo, por exemplo. A montadora de Curitiba interveio até na linha de montagem para lançar um FH com entre-eixos mais curto.

Com a pequena grande modificação, tornou possível o carregamento de mais dois pallets PBR, totalizando 30 numa Vanderleia frigorífica de 15,5 m de comprimento, o que pode representar cinco toneladas a mais, sem estouro do teto atual de 53 t de PBTC.

Os eixos distanciados servem para levar a carga de forma mais bem distribuída, já que o padrão de carregamento da indústria começa pelos congelados no terço mais profundo do baú e faz o conjunto dar excesso no eixo duplo do cavalo.

Informações: Cowboys do Asfalto
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