Instalada dentro de um terreno de 2,3 milhões de metros quadrados, o qual abriga um complexo industrial de 520 mil metros quadrados, dos quais 31 mil são de área coberta, às margens da rodovia BR-277 no município paranaense de Ponta Grossa/PR, a DAF está completando um ano de produção de caminhões pesados em solo brasileiro. Trata-se da primeira fábrica da marca holandesa fora da Europa, e também a mais moderna do grupo, cuja capacidade de produção é de 10 mil unidades/ano com dois turnos de trabalho.
Porém, ainda em fase de adaptação da linha de produção, a fábrica monta dois caminhões por dia da família XF 105, disponibilizados com motorizações de 410 e 460cv de potência, com caixa de marchas ZF automatizada, nas cores branco, azul, amarelo, preto e duas opções de vermelho. A empresa, que pertence ao Grupo Paccar, tem 16% de participação no mercado europeu de caminhões acima de 15 toneladas de PBT, 60% no México e 30% nos EUA com as marcas Kenworth e Peterbilt. “É uma missão desafiadora entrar num mercado novo para a marca, mas estamos convictos de que podemos crescer”, disse Marco Davila, presidente da empresa no Brasil, destacando que a realidade do mercado este ano foi bem diferente do esperado. Porém, o executivo considera que apesar da redução das vendas, o mercado de caminhões em 2014 será ainda o quarto melhor nos últimos 10 anos. “O Brasil está entre os maiores mercados do mundo e pensamos que este é um ano de estabilidade e não esperamos mudanças em 2015”, acrescentou.
Renovação da frota e obras de infraestrutura no País, entre outros, estão entre os pontos apontados pelo executivo como importantes de crescimento das vendas de caminhões extrapesados. Davila cita que os produtos da DAF atendem plenamente às demandas e exigências do segmento em termos de tecnologia embarcada e os novos padrões de qualidade dos caminhões atuais. Para explicar como entrar em um mercado onde concorrem marcas que já estão instaladas há décadas no Brasil, o executivo começa dizendo que a empresa decidiu ficar com o conceito de qualidade ao invés de volume.
De acordo com ele, os clientes aprovaram e reconheceram todas as qualidades dos caminhões da marca, porque estão se sobressaindo muito bem em consumo, durabilidade e conforto. “Caminhão tem de ser robusto e consumir pouco. Estamos conseguindo atender estes requisitos. Não adianta você pensar que tem o melhor produto, pois o que vale mesmo é a percepção do cliente”, comenta. “Temos expectativa de que a DAF venha a ser reconhecida como a marca mais econômica, com maior durabilidade e melhor rede”, adiciona.
Entre janeiro e setembro deste ano a DAF emplacou 180 caminhões e pretende produzir entre 400 e 450 unidades. Para 2015 a meta é avançar e colocar no mercado entre 900 e mil modelos extrapesados, volume que deverá garantir à marca cerca de 1% de participação, considerando um mercado total de 100 mil unidades, segundo sua estimativa de Davila.
Atualmente a DAF tem entre suas prioridades a disponibilidade do caminhão. Para isso a marca conta com Centro de Distribuição localizado em Ponta Grossa/PR e as vans de emergência “DAF Assistance” programa 24 horas nos concessionário para prestar atendimento onde o cliente estiver. A partir de uma chamada no 0800 da marca, é determinado qual a concessionária mais próxima para prestar o atendimento. As revendas contam também com um programa de testes de caminhões, pelo qual o cliente fica com o caminhão por cerca de 15 dias. Atualmente são 20 concessionários, com a meta de chegar a 40 no final de 2015 e a expectativa de ter 100 revendas autorizadas exclusivas até 2019.
Cada loja tem no mínimo dois veículos para esta finalidade. Michael Kuster, diretor comercial da DAF Brasil, destaca que uma pesquisa realizada com os clientes que testaram os caminhões apontou que 94% deles se mostraram bastante satisfeitos e comprariam o veículo e 96% recomendariam a compra. A empresa mantém parceria com o Senai, em programa denominado DAF Academy, para treinar mão de obra, além do Eco Drive Training, curso de condução econômica, segurança e desempenho. A ação de deixar o cliente operar com o caminhão por um período é parte de estratégia comercial da empresa que acredita que experimentar o produto seja o melhor argumento de venda.
De acordo com os planos divulgados pela empresa, em 2015 será disponibilizada uma nova versão do XF 105 com motor de 510cv e a super cabine Space Cab, com altura interna de 2,10m. A empresa anunciou também o lançamento da linha CF85 (semipesado), da qual já existem unidades rodando em testes com transportadoras. Esta terá duas opções de cabine, duas opções de motorização e duas configurações de tração (João Geraldo).
0 comentários:
Postar um comentário