Quem circula pelas estradas do Brasil já deve ter ouvido algum caso de acidente provocado por alguma carga solta. Na ânsia de partir o quanto antes, o estradeiro esquece muitas vezes de verificar se o carregamento está bem preso e seguro.
É essencial que o motorista tenha noção de como manter a carga presa em carretas abertas. Prender uma lona pode ser tarefa para um “chapa”, mas se o serviço é mal feito, a consequência recai sobre quem está no volante.
Uma das dicas que os estradeiros mais experientes compartilham é a de distribuir a mercadoria ao longo da carreta. Depois, pôr a cantoneira (se tiver cabo de aço), joga a lona no chão, dobra na altura da carga e depois leva para cima do veículo e passa a corda ou o cabo de aço. Alguns ainda utilizam ganchos, ou o bom e velho nó para prender os cabos no bruto.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o transporte irregular e sem a devida proteção é infração gravíssima, com sete pontos na carteira. O valor da multa é de R$ 191,54 e pode ocorrer a retenção do veículo até a regularização.
Reportagem sobre amarração de cargas. Confira abaixo:
Informações: Volvo
Vídeo: Brasil Caminhoneiro
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