A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou o PL 2513/11, que criaria o Plano Nacional de Renovação da Frota de Veículos Automotores. Assim como em outros países, especialmente alguns da Europa, o plano consistia em incentivos para troca de veículo.
Pelo texto, proprietários de carros com 15 anos ou mais, ganhariam crédito especial para troca do veículo por um novo. O usado seria utilizado no negócio e então encaminhado para órgãos de trânsito estaduais para reciclagem de peças e outros componentes.
Para a comissão parlamentar, medidas que obriguem o consumidor a trocar de carro não resolveriam a questão de circulação de carros em péssimo estado nas ruas e estradas do país, defendendo assim maior fiscalização como alternativa.
Apesar disso, o PL 2513/11 ainda não chegou ao fim da linha no congresso, pois ainda precisa passar pelas comissões de Viação e Transportes, Finanças e Tributação e de Constituição, Justiça e Cidadania. Se for aprovado nelas, o projeto de renovação da frota será votado em plenário.
Outra proposta de renovação da frota, que no caso envolve somente os caminhões, está em estudo no MDIC. O setor automotivo acredita que o programa vai virar nacional já em 2015. No entanto, paralelamente os estados de SP, RJ e MG já implementaram planos de substituição de forma independente.
Auto Data
0 comentários:
Postar um comentário