Fecombustíveis diz que demanda ainda é pequena
GIOVANNA RIATO, AB
A menos de dois meses de completar um ano do início do Proconve P7 (ou Euro 5), legislação de emissões mais apertada para veículos comerciais, o encalhe do Arla 32 preocupa os donos de postos de gasolina. O agente de ureia é usado nos novos modelos com sistema de pós-tratamento gases SCR. No começo do ano, logo após o início da legislação, era o diesel com menor teor de enxofre S50 que não tinha saída nos postos.
Ricardo Hashimoto, diretor da Fecombustíveis, assegura que essa fase já passou. “O combustível deixou de estragar nas bombas. Há modelos Euro 3, além de picapes e utilitários esportivos, sendo abastecidos com o novo diesel”, explica. Segundo ele, o movimento é estimulado por promoções e descontos realizados pelos postos de abastecimento. “Claro que não conseguimos igualar os preços, mas deixamos eles mais próximos sacrificando parte da nossa margem.”
O diretor da entidade garante ter notado melhora significativa na distribuição do combustível. Segundo ele, os problemas ou falta de abastecimento são pontuais. A tendência é que a oferta de combustível mais ecológico aumente gradativamente nos próximos meses.
O desafio agora é estimular as vendas do Arla 32. Como o agente só é utilizado em veículos Euro 5, sem possibilidade de aplicação em modelos mais antigos, as vendas permanecem lentas.
“Há grande preocupação acerca da velocidade de giro desse produto, que tem prazo de validade médio de seis a 12 meses”, lembra Hashimoto. Além do número ainda pequeno de veículos Euro 5 na frota nacional, há um fator ainda mais preocupante atrapalhando as vendas do aditivo. Hashimoto afirma que alguns clientes estão produzindo o próprio aditivo fora das especificações com o objetivo de reduzir os custos. Este produto falsificado reduz ainda mais as vendas dos postos de abastecimento.
Outro problema são sistemas instalados pelo dono do caminhão para burlar o OBD, dispositivo que faz diagnósticos da operação do powertrain e alerta sobre a falta de Arla. Dessa forma, o veículos pode rodar sem o agente.
FONTE: http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/15577
ARLA 32 ENCALHA NOS POSTOS DE COMBUSTIVEL
Postagens Relacionadas:
Caixa, Banco Pan e Fenabrave assinam acordo de apoio às concessionárias A Caixa Econômica Federal, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e o Banco Pan assinaram nesta quarta-feira (… Leia Mais..
Após falência decretada, bens da Busscar serão leiloados dia 26 de novembro Será realizado em 26 de novembro o leilão dos bens do grupo Busscar, fabricante de carrocerias que teve falência decretada em setembro. Os ativos … Leia Mais..
Mercedes-Benz aumenta participação nas vendas de ônibus e caminhões em outubro A Mercedes-Benz foi a marca que teve o maior número de ônibus emplacados no mês de outubro, 1.521 unidades. Com esse resultado, a liderança histór… Leia Mais..
A evolução do mercado nos últimos 10 anos Há cerca de 10 anos a indústria de caminhões sinalizou quais segmentos seriam mais importantes no futuro. Duas afirmações foram feitas no passado,… Leia Mais..
Em busca da melhor garantia: o que as principais marcas de caminhões oferecem Tão importante quanto ter um caminhão eficiente é poder contar com um serviço de pós-venda completo. Para o transportador brasileiro, esse é um it… Leia Mais..
Tenho que admitir que no Brasil, sempre da-se um jeitinho para se burlar alguma coisa. Uma pena que muitos brasileiros ainda pensam na esperteza ao invés de investirem seus conhecimentos em novas soluções para o planeta. Enfim, uma pena, mas continuamos na empreitada.
ResponderExcluirConcessionaria VW