A Volvo mais uma vez inova e surpreende o mercado lançando um caminhão dotado de uma variedade de tecnologias que o tornam o veículo de transporte mais moderno e atualizado do setor – um verdadeiro caminhão conectado. “A conectividade é a base dos avanços tecnológicos que promovemos na nova linha de caminhões Volvo. Nossos veículos têm agora ainda mais dispositivos para tornar a operação de transporte mais rentável”, declara Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina.
Ele se refere às amplas possibilidades ofertadas nos novos veículos, desde sistemas de gestão de frota e da manutenção dos caminhões, passando por dispositivos para aumentar a produtividade até o entretenimento do motorista nas horas de descanso.
“A Volvo está fazendo uma verdadeira revolução tecnológica no transporte”, afirma Alexander Boni, gerente de caminhões da linha F. “São inúmeros os novos sistemas introduzidos na nova linha”, observa Luiz de Jesus, planejador de produto do Grupo Volvo Latin America. A começar pela nova plataforma eletrônica do caminhão, agora mais inteligente e que proporciona um melhor nível de interatividade homem-máquina.
Memorizando a estrada
O novo FH vem preparado para ser equipado com o I-See, um espetacular sistema que lê a topografia da estrada e memoriza as informações. Em uma viagem futura pela mesma rodovia, o dispositivo utiliza os dados para, automaticamente, tornar mais eficiente a troca de marchas e contribuir para melhorar o desempenho do caminhão e poupar combustível.
Outra importante oferta nesta área é o Dynafleet. “Esse é um verdadeiro aliado do transportador e do motorista na busca por um estilo de direção ainda mais econômico”, destaca Jesus. O transportador pode obter relatórios de desempenho (performance reports) que mostram o perfil do veículo e também de cada motorista, facilitando e agilizando o acompanhamento individual do consumo de combustível e de emissões de poluentes. “É possível, por exemplo, ranquear o desempenho dos motoristas, para balizar correções e treinamentos futuros ”, observa Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
My Truck
“Estamos trazendo para o caminhão dos dias atuais o que todo o setor de transporte ainda vai usar no futuro”, afirma Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil, referindo-se a toda uma sorte de dispositivos agora presentes na nova linha que contribuem para tornar o veículo, o motorista e o transportador cada vez mais conectados. “O caminhão sai de fábrica pronto para interagir com o My Truck”, cita Jesus. É um aplicativo para smartphones que reproduz no aparelho muitas das funções exibidas no painel de instrumentos do caminhão.
Este sistema garante mais conforto à todos. O motorista e o transportador podem, mesmo longe do veículo, ter acesso a uma série de informações vitais sobre o status do veículo, lendo no smartphone os níveis do combustível, do óleo, do líquido de arrefecimento e do Arla 32. “Informação à distância e rápida é um elemento fundamental para que o transportador possa tomar decisões acertadas e aumentar a produtividade de sua frota”, diz Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.
Outro benefício trazido nesta nova linha é o alarme de fábrica conectado ao My Truck. Com ele, o motorista ou o transportador recebem uma mensagem no smartphone caso o alarme dispare, se a cabine foi violada ou ainda checar se o alarme está desarmado. O novo veículo traz também como opcionais de conectividade um navegador GPS integrado ao sistema Volvo Multimídia. Além disso, o caminhão já vem preparado para interagir com ferramentas de acompanhamento e diagnóstico remoto à serem lançadas em breve pela Volvo.
0 comentários:
Postar um comentário