quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Como surgiram as famosas frases de caminhão?

Engraçadas, filosóficas, religiosas… As frases de parachoque de caminhão fazem parte da cultura do estradeiro. É lá que muita gente busca inspiração, encontra a sabedoria popular em sentenças de sábios, ou ri das piadas de sogra. Mas alguém sabe como esta mania começou?

A prática começou nos anos 50, inspirado no filateado, uma técnica argentina de desenhos estilizados que ornamentavam carroças no fim do século 19. Com o tempo, passou a ilustrar os brutos e ônibus dos “hermanos”, já incluindo nelas algumas frases inspiradoras. Graças aos fretes entre os países do Mercosul, não demorou para que os motoristas brasileiros aderissem à moda.

Nos anos 80, com as montadoras investindo em tecnologia e conforto, os estradeiros se sentiram motivados a expressar seus pensamentos e sentimentos nos parachoques, resultando no grande número de frases que conhecemos até hoje. Apesar da prática ter caído em desuso, ainda existem por aí pintores de parachoque, que levam consigo um caderno recheado de ditos, piadas e lições de vida; propondo-se a realizar seu trabalho artístico na traseira do caminhão em troca de dinheiro ou de uma carona.

Confira algumas frases que rodam o país:














Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Casa do Caminhão

Auto Peças Marcelo

Visitas

Total de visualizações